Astrônomos registraram o momento em que um buraco negro lançava um poderoso jato de matéria. Foi a primeira vez que uma imagem direta flagrou o fenômeno. O estudo foi publicado na revista Nature, na quarta-feira 26.
Os cientistas acreditam que o buraco negro registrado é o M87*, localizado no centro da galáxia Messier 87, a 55 milhões de anos-luz da Terra.
“Sabemos que os jatos são expelidos da região que cerca os buracos negros, porém, na realidade, ainda não entendemos tudo o que acontece”, disse o autor principal do estudo, Ru-Sen Lu, membro do Observatório Astronômico de Xangai. “Para estudá-los diretamente, precisamos observar a origem do jato o mais próximo possível do buraco negro.”
Sobre o buraco negro registrado
É possível observar na imagem que a base de um jato se conecta com a matéria que gira em torno do grande corpo celeste. O astro é 6,5 bilhões de vezes mais maciço que o Sol.
À medida que a matéria cósmica orbita o buraco negro, ela se aquece e emite luz, assim, faz o corpo celeste dobrar de tamanho e capturar parte dessa luz, que resulta em uma estrutura em torno de si em forma semelhante a um anel.
A equipe planeja observar a região existente no centro de M87* em diferentes comprimentos de onda de rádio, para uma melhor compreensão da emissão do jato.
Se a galáxia Messier 87 está a 5,5 milhões de anos luz da terra, e o buraco negro está no centro da mesma, como este poderia estar a 6 bilhões de anos luz da terra.
Será que quem escreve e quem revisa conhecem o assunto???