Um drone militar de vigilância dos Estados Unidos (EUA) foi atingido e derrubado por um caça russo Sukhoi SU-27, nesta terça-feira, 14, no Mar Negro — localizado no interior do continente, entre a Europa, a Anatólia e o Cáucaso. A aeronave não tripulada foi atingida na hélice. O acidente foi considerado “imprudente” pelos militares norte-americanos.
Em comunicado divulgado pela governo dos EUA, os militares afirmam que dois jatos russos realizaram a interceptação do drone espião norte-americano. Antes do choque, que resultou na queda da aeronave não tripulada, os caças despejaram combustível no objeto voador e realizaram manobras consideradas “inseguras”.
Relacionadas
“Nossa aeronave MQ-9 estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por uma aeronave russa, resultando em um acidente e na perda total do MQ-9”, afirmou o general da Força Aérea responsável pela região, James Hecker, em comunicado.
De acordo com Washington, o drone militar estava realizando uma operação de rotina quando foi alvo da aeronave russa. O presidente Joe Biden foi notificado sobre o ocorrido.
A Rússia ainda não se pronunciou sobre o caso.
Esse Biden é um frouxo mesmo.
Se você pegar o histórico de onde essa aeronave sobrevoava no Mar Negro, operação que já durava há dias, claramente era para espionagem de movimentação de tropas no território em conflito. Não há desculpa alguma para o uso dessas aeronaves senão para apoio do governo fantoche e Kiev. Muito justo a neutralização do drone pelos russos, justamente pelos vários alertas já emitidos pelo Governo face possíveis apoios aos ucranianos.
Vai lá Biden, cueca borrada, e enfrenta o Putin
Em áreas internacionais, os Russos não tem nenhuma desculpa plausível.