Atual vice do presidente Joe Biden, Kamala Harris já conseguiu cerca de meio bilhão de dólares para gastar na corrida pelo governo dos Estados Unidos. E os eleitores da Califórnia lideram a arrecadação, conforme mostram os dados oficiais.
De acordo com a comissão eleitoral dos EUA, a Califórnia responde por cerca de 13% do valor disponível para a campanha de Kamala Harris até o momento. Nova York aparece na segunda posição, com 6,3%. O terceiro lugar é de Massachusetts: 3,5%. Na sequência do top 5 aparecem Texas e Flórida praticamente empatados em pouco mais de 3% das doações registradas.
Dinheiro privado
Ao contrário do que acontece no Brasil, as campanhas presidenciais dos EUA precisam de fundos privados para sobreviver. Nas eleições brasileiras predominam as verbas do fundo eleitoral, bancado pelo pagador de impostos. Na disputa norte-americana, as doações voluntárias de cidadãos e empresas são a principal fonte dos recursos.
A maior doadora de Kamala Harris
De acordo com as informações oficiais, a maior doadora para o Partido Democrata em 2024 até o momento é Cindy Simon-Skjodt. Ela é mulher de Paul Skjod, ex-jogador de hóquei que mora em Indiana. A cifra fechou em US$ 1 milhão. O recurso entrou nas contas controladas pela legenda de Kamala em 10 de maio de 2024, nas primárias — quando Biden ainda seria candidato à reeleição para a Casa Branca.