A Rússia pode dar calote em suas dívidas depois das sanções econômicas do Ocidente em razão da invasão da Ucrânia. No entanto, isso não desencadearia uma crise financeira global, disse Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), neste domingo, 13.
Em entrevista ao programa Face the Nation, da CBS, Kristalina afirmou que as penalidades impostas pelos Estados Unidos e outras democracias ocidentais já estavam tendo um impacto “severo” na economia russa e desencadeariam uma profunda recessão neste ano.
Relacionadas
As sanções também limitam a capacidade da Rússia de acessar seus recursos e pagar dívidas, o que significa que um calote não é mais visto como “improvável”, disse Kristalina. Ao ser perguntada se tal inadimplência poderia desencadear uma crise financeira em todo o mundo, ela disse: “Por enquanto, não”.
FMI deve reduzir previsão de crescimento econômico global
A exposição total dos bancos à Rússia totalizou cerca de US$ 120 bilhões, um valor que “não era sistematicamente relevante”, disse ela. Kristalina disse na semana passada que o FMI reduziria a previsão anterior de crescimento econômico global de 4,4% em 2022 como resultado da guerra, mas disse que a trajetória geral permanece positiva.
Líderes europeus conversam com Putin por telefone
O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente francês, Emmanuel Macron, conversaram no sábado 12 por telefone como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pediram um cessar-fogo imediato na Ucrânia.
A dupla também apelou ao mandatário russo para “avançar em direção a uma solução diplomática para o conflito”, segundo o porta-voz do governo alemão Steffen Hebestreit.
Com informações da agência Reuters
# ficam SEM…..
A Russia possui 150 Bilhões a mais de reservas em relação a sua div. Externa. Todo dia entra 1 Bi via conta Gás. Repórteres, vamos apurar informações antes de emitir blas, blas ,blas…… ; Pergunta : qual é pior : ñ pagar a dívida ou ficar em gás no inverno ? rs