No domingo 20, a polícia de Ottawa encerrou o protesto dos caminhoneiros do Canadá. Contra a obrigatoriedade da vacina e de outras restrições, o ato durou três semanas e teve a participação de milhares de pessoas.
Segundo a polícia, a operação para encerrar os atos resultou na prisão de 191 pessoas. A corporação ainda apresentou acusações contra 103 delas. Além disso, 76 veículos foram rebocados pelos agentes de segurança.
Steve Bell, chefe de polícia interino de Ottawa, informou que a polícia vai continuar no centro da cidade para garantir” que ninguém volte a ocupar as ruas”. A ação faz parte da aplicação da “Lei de Emergências”.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a medida na semana passada, como uma forma de auxiliar as províncias a lidarem com bloqueios e ocupações. A norma suprime direitos individuais.
Relacionadas
Início das manifestações dos caminhoneiros do Canadá
O ato dos manifestantes começou no fim de janeiro deste ano. A ideia era protestar contra a decisão do governo de obrigar todos os caminhoneiros canadenses não vacinados vindos dos EUA a ficar em quarentena.
A medida desagradou aos profissionais, que disseram ter prejuízo e perda de viagens com a parada obrigatória. Com o passar dos dias, os protestos ganharam apoio e adesão de residentes do Canadá, descontentes com as restrições impostas pelo governo para frear o avanço da covid-19.
Leia também: “É chegada a hora de despertar”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 98 da Revista Oeste
Protestos pacificos ? Vivo aqui e o alegado protesto causou prejuizos enormes fechando a fronteira em varios pontos do pais, causando perdas inestimaveis para comerciantes na regiao de Ottawa, pessoas que nao dormiram durante 3 semanas porque eles buzinavam a noite inteira, pessoal defecando em praca publica e em monumentos, incentivaram pessoas a ligar para o 911 (190) o que impediu pessoas que realmente precisavam de ajuda, pessoas que moreram por conta desta manifestacao que vc chama de pacifica. Decisoes duras foram tomadas para conter uma das piores pandemias que tivemos nos ultimos 100 anos, e sim concordo que chegamos no limite e que a abertura precisa acontecer, mas nao deste jeito. Cancelamento da pandemia (que eh o que eles querem) eh loucura. Para completar 90% dos caminhoneiros estao vacinados, vemos uma minoria causando barulho (estava na hora de acabar com a baderna). Aqui a piada eh que esta manifestacao eh o nosso 6 de Janeiro – Invasao de Capitolio. Quer manifestar, nao impeca o direito de ir e vir das pessoas como fizeram.
Paulo Tumilasci
Jumentóide!
Vem aqui com meias verdades=mentiras!
Lambe botas de tiranetes!
Complementando: a paralisação teve como objetivo inicial abrir discussão sobre o fim ou flexibilização das regras sobre Covid-19, onde os caminhoneiros seriam obrigados a se submeter a testes e quarentenas todas as vezes que cruzassem a fronteira entre os EUA e o Canadá, além de outras obrigações questionáveis. Após mais de 3 semanas de protestos pacíficos, com família, aglomerações sem máscaras, não foi reportado nenhum caso de covid-19 entre os participantes dos protestos. E se tivesse, pode apostar que a mídia teria descoberto e dado voz!
Toda a honra e glória aos caminhoneiros heróis. Que seu exemplo seja inspiração para movimentos semelhantes em todo o globo e inspirem as futuras gerações. Que o Fidel Castro Jr. seja enterrado na lama da história.
Cristyan, sempre gostei de suas reportagens, mas esta foi incompleta e mais desinforma do que informa. Os protestos não se encerraram, ao contrário, agora estão descentralizadas nas diferentes cidades do Canadá. Outro protesto iniciará nos EUA com destino a Washington DC, mirando no senil presidente que forçou o ditador Trudeau a convocar força policial contra protestantes pacíficos, antes de ter a coragem de ir conversar e tentar chegar a um acordo. Será que existe algum presidente no mundo capaz de ir para junto do povo e ver o problema com os seus próprios olhos, para auxiliar na tomada da decisão mais acertada? Será pedir muito que um presidente ou governante vá para junto da população, com ministros ou pessoas com poder de decisão para resolver os problemas? Infelizmente a mídia, ONU e Direitos Humanos (com exceção de uma Organização Civil de Direitos Humanos no Canadá) parecem não ver a origem do problema: um ditador que inventou uma desculpa para ter superpoderes, inclusive para fechar e reter bens em bancos. Cuba, Venezuela, Argentina? Não: dessa vez foi no Canadá!