A casa de leilões Sotheby’s vendeu uma camiseta usada por Diego Maradona, ex-jogador argentino, por £ 7,1 milhões (pouco mais de R$ 44 milhões), na quarta-feira 4. Trata-se da peça com maior valor já comercializada pela empresa.
A roupa foi usada em dois gols históricos de Maradona contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986: a “mão de Deus” e quando o craque driblou metade do time adversário, no mesmo jogo.
Steve Hodge, ex-jogador de futebol inglês, era o dono da camiseta lendária vendida pela Sotheby’s. Hodge ganhou a peça de Maradona após uma partida de futebol.
Hodge emprestou a camiseta para exposição no Museu Nacional do Futebol de Manchester, na Inglaterra. Contudo, decidiu leiloar o item em 2022, por acreditar que “era a hora certa para isso”. O nome do comprador não foi revelado.
Camiseta falsa de Maradona
Dalma Maradona, filha do ex-jogador, garantiu que a camiseta é falsa. “Hodge está mentindo”, disse Dalma, em seu programa na rádio Metro 95.1, em 6 de abril. “Ele não tem a camisa dos dois gols porque meu pai usou uma camiseta no primeiro tempo e outra no segundo.”
Dalma afirmou que a camiseta leiloada foi usada somente no primeiro tempo do jogo, quando o placar ainda estava 0 X 0, portanto a peça teria um valor histórico menor. De acordo com ela, a camisa verdadeira, que o craque argentino vestiu ao marcar os dois gols, está com sua família.
Cultura inútil!