O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta terça-feira, 13, um pacote de 4,5 bilhões dólares canadenses, o equivalente a US$ 3,43 bilhões, para conter a inflação. Em junho, o país — que adotou duras medidas de lockdown durante a pandemia e impôs a obrigatoriedade de vacinas contra a covid-19 — registrou taxa de 8,1%, a maior inflação anual em 40 anos. Em julho, houve queda para 7,6%.
O pacote de Trudeau inclui a continuidade do pagamento de um auxílio mensal (entre 225 a 467 dólares canadenses, conforme o tamanho da família) aos mais pobres por mais três meses e uma parcela única de 500 dólares canadenses, destinada ao pagamento de moradia ou aluguel.
O primeiro-ministro também anunciou um auxílio para pagamento de tratamento dentário a crianças menores de 12 anos que não tenham plano privado que assegure o gasto. O pacote de apoio inclui dinheiro previamente alocado no Orçamento e 3,1 bilhões de dólares canadenses em financiamento adicional.
“Desde ajudar as famílias a pagar o aluguel até garantir que as pessoas possam pagar os cuidados odontológicos de que precisam e colocar centenas de dólares de volta nos bolsos dos canadenses, esse conjunto de novas medidas apoiará as famílias que mais precisam, quando mais precisam”, declarou Trudeau.
Reação do governo e política
O pacote foi anunciado três dias depois de o Partido Conservador do Canadá ter escolhido, com 68% dos votos, como seu novo líder o deputado Pierre Poilievre, figura que se destacou por apoiar, no início do ano, os protestos contra as restrições à pandemia e os mandatos de vacinas.
O político tem afirmado que o governo atual do país tem frustrado o empreendedorismo, sufocado a liberdade de expressão e violado as liberdades individuais.
“Há pessoas neste país que estão apenas por um fio”, disse Poilievre, 43 anos, eleito pela primeira vez para o Parlamento canadense em 2004, em um discurso de vitória na noite de sábado. “Eles não precisam de um governo que zombe deles, os despreze e os xingue. Eles não precisam de um governo para administrar suas vidas. Eles precisam de um primeiro-ministro que restaure a esperança. Eu serei esse primeiro-ministro.”
O Partido Liberal do Canadá disse em um comunicado que o novo líder conservador “está propondo ideias perigosas que colocariam em risco nossa economia, nossa saúde e nossa segurança”. A nota acrescentou: “Enquanto Poilievre e o Partido Conservador continuam a promover a política ao estilo norte-americano e tentam impedir nosso progresso para os canadenses, continuaremos focados em levar o Canadá adiante”.
O Fidelzinho vai afundar o país!
F🍁CK TRUDEAU!
Abaixo os esquerdistas do mundo.
O sonho do Trudeau é ser o Xi Jinping do Canadá.