O candidato Yamandú Orsi, de esquerda e apoiado pelo socialista Pepe Mujica, venceu a eleição presidencial, neste domingo, 24.
Orsi derrotou Álvaro Delgado, apoiado pelo presidente Lacalle Pou, e devolveu o país aos “progressistas”, depois de uma janela de cinco anos ocupada por Pou, que interrompeu 15 anos consecutivos dos esquerdistas no poder, ao ser eleito em 2019.
“Liguei para Orsí a fim de parabenizá-lo como presidente eleito do nosso país e para me colocar sob seu comando e iniciar a transição assim que ele entender que é pertinente”, comunicou Pou.
No fim do primeiro turno, Orsi teve 43,94% e Delgado, 26,77%. Agora, na segunda etapa da disputa, os resultados preliminares mostram Orsi com 49,0% dos votos e Delgado, 46,6%.
Quem é Yamandú Orsi
Orsi tem 57 anos e nasceu em Canelones, na zona rural do Uruguai, em uma família pobre. Desde pequeno, militou na Frente Ampla, o agrupamento de forças de extrema esquerda e centro-esquerda fundado em 1971.
Em 1991, formou-se professor de história e lecionou para alunos do ensino médio até 2005, quando iniciou sua vida política.
Orsi é uma renovação de antigos quadros nacionalmente conhecidos, como Tabaré Vázquez, morto em 2020, e Pepe Mujica, a velha guarda da esquerda uruguaia.
Leia também: “‘A esquerda vai ter dificuldade para governar'”, entrevista com Christoper Garman publicada na Edição 138 da Revista Oeste
Povo vagabundo que deve adorar viver das migalhas da estado ditador, lixo de América Latrina………….
Pobre Uruguai….
E viva a América Latrina; para cada cinco anos de governo decente, 50 anos de imbecilidade esquerdopata!