A cantora irlandesa Sinéad O’Connor morreu, aos 56 anos, nesta quarta-feira, 26.
“É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida Sinéad”, disse sua família, em nota. “Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil.”
A música Nothing Compares 2 U, cantada por Sinéad O’Connor, foi eleita a música número 1 do mundo em 1990, pelo Billboard Music Awards. A canção foi escrita pelo cantor norte-americano Prince. A música também rendeu três indicações ao Grammy para a cantora.
Sinéad Marie Bernadette O’Connor nasceu em 8 de dezembro de 1966, em Dublin, na capital da Irlanda. Quando tinha 15 anos, a rockstar foi internada em um asilo comandado pela Ordem de Nossa Senhora da Caridade, por causa das faltas escolares e dos pequenos furtos que cometia.
A vida de Sinéad O’Connor
No ano de 1991, a cantora Sinéad O’Connor foi eleita a artista do ano pela revista Rolling Stone graças ao sucesso de Nothing Compares 2 U.
Em seus 37 anos de carreira, a cantora irlandesa lançou dez álbuns. Suas produções incluíram punk rock, reggae, jazz, folk rock e canções tradicionais irlandesas.
Sinéad O’Connor teve uma vida recheada de polêmicas. A cantora rasgou uma foto do papa João Paulo II em um dos programas mais populares da TV dos Estados Unidos, o Saturday Night Live, em 1992.
Leia também
“Lute contra o verdadeiro inimigo”, disse a artista, que cantou a música War, de Bob Marley. Mas ela fez uma troca: Sinéad O’Connor substituiu a palavra “racismo”, na letra, por “abuso infantil”. Foi um protesto contra as denúncias de abuso sexual e estupro de vulnerável na Igreja Católica.
Em 1999, a cantora chegou a ser ordenada sacerdotisa por uma seita católica independente. Porém, a Igreja Católica Apostólica Romana proíbe a ordenação de mulheres, de modo que Sinéad O’Connor não foi reconhecida como sacerdotisa. A cantora, então, pediu sua excomunhão.
Leia também
Em 2018, depois de se converter ao Islã, a cantora trocou seu nome novamente: desta vez, para Shuhada’ Sadaqat. Contudo, a artista seguiu usando seu nome de batismo em suas apresentações.
Seu filho Shane morreu aos 17 anos, em 2022. Sinéad O’Connor deixou outros três filhos.
Vítima…não soube superar
Só faltou dizer do que ela morreu….