Recentemente, a XPeng Motors, uma das fabricantes de carros elétricos que mais crescem na China, anunciou que recebeu autorização do comitê do Partido Comunista para iniciar a produção de seu primeiro drone tripulado. A fabricação do carro aéreo, chamado de Land Carrier, foi aprovada pela Aviação Civil da China.
O veículo foi categorizado como um drone tripulado, e agora sua produção em série precisa obter mais duas certificações a fim de transportar passageiros de forma segura e eficaz. De acordo com o portal R7, o Land Carrier deve agora receber o Type Certificate e, pouco depois, a Certificação de Componentes e Regulação (CCAR-21) — código que regula as proteções de patentes de veículos aéreos na China.
O carro aéreo chinês pode transportar até cinco pessoas
Em 2023, a montadora XPeng Motors registrou um lucro de mais de US$ 3,2 bilhões — apesar de ter apenas dez anos de existência no mercado. A empresa chinesa já emprega quase 14 mil funcionários.
Ainda no ano passado, a Volkswagen, conglomerado multinacional sediado na Alemanha, fez um investimento de US$ 700 milhões na empresa chinesa. A maior parte do montante do investimento da montadora ocidental foi direcionado para projetos de veículos elétricos que ela estuda e desenvolve na China.
O carro aéreo chinês não é apenas um drone tripulado. Isso porque o Land Carrier foi projetado como uma combinação de dois veículos, sendo um tipo de minivan que apresenta tração elétrica 6×6. O veículo também tem capacidade para transportar até cinco pessoas.
+Leia mais notícias do Mundo em Oeste.
O drone elétrico tripulado contará com uma propulsão de três hélices alimentadas por um motor elétrico. No entanto, a empresa chinesa disse que os interessados na compra do Land Carrier terão de esperar algum tempo para ver o novo produto ser efetivamente oferecido no mercado.