Cavalos medievais eram quase da mesma altura que os pôneis modernos

Os animais usados nas guerras da época medieval tinham 1,5 metro de altura
-Publicidade-
Ilustração dos cavalos da época medieval
Ilustração dos cavalos da época medieval | Foto: Divulgação/ Pixabay

Acostumamos a ver nos filmes sobre a Idade Média grandes batalhas entre cavaleiros de armadura montando em grandes cavalos. Aparentemente isso não corresponde à verdade. O tamanho dos cavalos mudou bastante ao longo dos anos. Atualmente eles medem em média 1,8 metro. Mas, no período medieval, os animais usados nas guerras tinham aproximadamente 15 palmos (unidade antiga equivalente a 10,16 centímetros). Ou seja, cerca de um metro e meio. Pouco maiores que os atuais pôneis, que mal passam do 1,4 metro.

Para a pesquisadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de Exeter (Reino Unido), Helene Benkert, é difícil de identificar os cavalos da época. “Nem o tamanho, nem a robustez dos ossos dos membros por si só, são suficientes para identificar com confiança cavalos de guerra no registro arqueológico.”

Benkert, que é coautora de um estudo publicado na revista International Journal of Osteoarchaeology, ainda reforçou “É muito mais provável que ao longo do período medieval, em diferentes épocas, diferentes conformações dos animais fossem desejáveis ​​em resposta às mudanças nas táticas de batalha e preferências culturais.”

-Publicidade-

Com o passar do tempo, os animais continuaram crescendo. Na Alta Idade Média (entre 1200 e 1350 d.C.) eles já estavam perto de 16 palmos (cerca de 1,6 metro) de altura. Quando a era medieval acabou, o tamanho médio dos cavalos chegou perto do que é observado nos cavalos de trabalho atuais.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.