Os pacientes que apresentarem recorrência dos sintomas da covid-19 depois de completar o tratamento com o antiviral Paxlovid, da Pfizer, devem se isolar novamente por cinco dias, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 30.
Dezenas de indivíduos relataram sintomas da doença nas redes sociais ou à Food and Drug Administration (FDA) após tomarem o medicamento, mas a Pfizer avalia que esse evento é raro. Um aumento recente nos casos de covid no país impulsionou o uso da pílula produzida pela farmacêutica.
Relacionadas
Esses relatos sugerem que a recorrência resulta apenas em sintomas leves, disse o CDC. A agência também informou que continua a recomendar o antiviral como tratamento, apesar da possibilidade do reaparecimento da doença. “Um breve retorno dos sintomas pode fazer parte da infecção por Sars-CoV-2 em algumas pessoas, independentemente do tratamento com Paxlovid”, declarou.
O órgão recomenda que os pacientes com sintomas encerrem o período de novo isolamento depois de cinco dias completos. A condição: desde que não haja febre por 24 horas e que os sintomas melhorem. No entanto, os pacientes devem usar máscara por dez dias após o início dos sintomas.
Leia também: “Fui rotulado de médico charlatão pop star”, entrevista com o professor de medicina Edimilson Migowski publicada na Edição 114 da Revista Oeste
Lá vamos nós, novamente. Nós não! Os outros, sim. Continuo muito preocupado comigo, pois com 72 anos a serem completados em 14/06, não tomei nenhuma dose dessas porcarias aí e nem aquele remedinho na configuração de kit covid que todos conhecem, não tomei absolutamente nada! E nunca estive tão bem nesses 2.1/2 anos passados, nem peguei gripe, parece que o tal covid espantou todos os outros vírus e agora escuto essa notícia que essa porcaria está voltando…vou continuar com meu “tratamento”.