A chama Olímpica dos Jogos de Pequim 2022 foi acesa em Olímpia, na Grécia, nesta segunda-feira, 18. A capital chinesa deve dar início à versão de inverno do evento em fevereiro. Em 2008, a cidade recebeu a edição de verão. A cerimônia de hoje contou com protestos de ativistas dos direitos humanos.
Sob cuidados chineses, a tocha partirá do Estádio Panatenaico. O trajeto está previsto para terminar no Estádio Ninho do Pássaro, no dia 4 de fevereiro de 2022, em Pequim — data marcada para a abertura.
Protestos
Duas mulheres e um homem furaram a interdição policial e entraram no local do antigo estádio e templo grego, onde a chama olímpica é tradicionalmente acesa. Os ativistas expuseram uma faixa com os dizeres “No Genocide Games” (“Não aos Jogos Genocidas”, em tradução livre) e gritaram palavras de ordem contra as autoridades presentes.
Outros quatro manifestantes foram detidos do lado de fora do estádio uma hora antes da cerimônia em Olímpia, e mais dois em Atenas, capital grega.
Grupos de direitos humanos e legisladores dos Estados Unidos pediram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento dos Jogos e a realocação do evento em virtude do que consideram um genocídio contínuo contra uigures e outros grupos minoritários muçulmanos.