Chama Olímpica de Pequim 2022 é acesa na Grécia

Evento foi marcado por protestos de grupos de defesa dos diretos humanos
-Publicidade-
Evento para acender a tocha Olímpica ocorre em Olímpia, na Grécia
Evento para acender a tocha Olímpica ocorre em Olímpia, na Grécia | Foto: Reprodução/Comitê Olímpica Internacional

A chama Olímpica dos Jogos de Pequim 2022 foi acesa em Olímpia, na Grécia, nesta segunda-feira, 18. A capital chinesa deve dar início à versão de inverno do evento em fevereiro. Em 2008, a cidade recebeu a edição de verão. A cerimônia de hoje contou com protestos de ativistas dos direitos humanos.

Sob cuidados chineses, a tocha partirá do Estádio Panatenaico. O trajeto está previsto para terminar no Estádio Ninho do Pássaro, no dia 4 de fevereiro de 2022, em Pequim — data marcada para a abertura.

Protestos

-Publicidade-

Duas mulheres e um homem furaram a interdição policial e entraram no local do antigo estádio e templo grego, onde a chama olímpica é tradicionalmente acesa. Os ativistas expuseram uma faixa com os dizeres No Genocide Games (“Não aos Jogos Genocidas”, em tradução livre) e gritaram palavras de ordem contra as autoridades presentes.

Outros quatro manifestantes foram detidos do lado de fora do estádio uma hora antes da cerimônia em Olímpia, e mais dois em Atenas, capital grega.

Grupos de direitos humanos e legisladores dos Estados Unidos pediram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento dos Jogos e a realocação do evento em virtude do que consideram um genocídio contínuo contra uigures e outros grupos minoritários muçulmanos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.