O rei Charles III chefiou, ao lado de seus irmãos, a Vigília dos Príncipes em Westminster Hall, em Londres, onde o corpo da rainha Elizabeth II está exposto para receber visitas. O novo rei e seus irmãos, Andrew, Edward e Anna, ficaram durante todo o tempo na cerimônia, que durou cerca de 15 minutos.
A Vigília dos Príncipes é uma tradição iniciada em 1936, quando os quatro filhos de George V permaneceram em guarda ao redor de seu caixão.
Os netos de Elizabeth II deverão fazer a mesma vigília na tarde de sábado 17. Segundo a imprensa britânica, Charles III teria solicitado a presença de oito netos da rainha na vigília.
A rainha Elizabeth II faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos. O caixão está sobre um catafalco roxo, no topo de um pedestal. Ele está coberto pelo estandarte real, a coroa imperial e o cetro — símbolos do poder da monarquia britânica.
Relacionadas
Na capital da Inglaterra, milhares de pessoas prestaram a última homenagem à rainha em Westminster Hall, a parte mais antiga do Parlamento do Reino Unido. Na manhã desta sexta-feira, 16, o fluxo contínuo de súditos obrigou as autoridades a suspender, por pelo menos seis horas, o acesso à fila, de vários quilômetros. A espera para ver o caixão é de quase 14 horas.
God save the Queen!