Segunda maior economia do mundo, a China também é uma das maiores potências militares do planeta.
Nos últimos anos, a publicação de fotos de navios e aeronaves militares capturadas fora das instalações do Exército de Libertação Popular (ELP) tornou-se comum nos últimos anos, conforme o país modernizou rapidamente as suas Forças.
Os “fãs militares” têm compartilhado imagens do poderio bélico chinês em redes sociais, como o Weibo, com milhões de usuários.
+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste
Alerta do governo da China
Porém, em um post no WeChat intitulado: “Este é um hobby legal, mas você deve ter muito cuidado”, o Ministério da Segurança do Estado afirmou que “alguns entusiastas militares colocam gravemente em perigo a segurança militar nacional ao obter ilegalmente informações sobre a defesa nacional e divulgá-las na internet”.
A agência de inteligência militar chinesa alertou para o fato de que imagens de embarcações e aviões em aeroportos militares, portos e unidades industriais foram feitas de forma clandestina com câmeras ou drones.
O departamento também afirmou que os infratores reincidentes em compartilhar essas imagens podem ser presos por até sete anos, embora os “infratores primários ou ocasionais” possam apenas receber uma advertência.
O aviso ocorre em um momento no qual autoridades chinesas se concentram cada vez mais em garantir a segurança nacional em uma série de setores, especialmente à medida que aumentam as tensões com os Estados Unidos.
A agência lançou no início deste ano a sua conta nas redes sociais dedicada a alertar os cidadãos sobre os riscos de expor os segredos da China ao mundo e a apelar para que se juntem à sua luta contra a espionagem.
EUA
Assim como a China, os Estados Unidos desconfiam do que os observadores militares amadores podem fazer para revelar informações confidenciais.
De acordo com a legislação norte-americana, o presidente do país pode designar certas instalações e equipamentos militares como proibidos aos criadores de imagens.
“Será ilegal fazer qualquer fotografia, esboço, imagem, desenho, mapa ou representação gráfica de tais instalações ou equipamentos militares e navais vitais”, exceto se for obtida uma permissão previamente, segundo o Código da Defesa dos Estados Unidos. Os infratores podem pegar até um ano de prisão.