Song Tao, chefe do Escritório de Assuntos de Taiwan na China, conclamou o povo de Taiwan a promover o processo de “reunificação pacífica”, na última terça-feira, 2.
O político afirmou que a reunificação é “desejo comum” das pessoas de ambos os países, segundo a agência Reuters. Em menos de duas semanas, Taiwan fará eleições presidenciais e parlamentares, em 13 de janeiro.
“A pátria mãe acabará sendo reunificada, e será inevitavelmente reunificada”, disse Song em mensagem de Ano-Novo no site de seu gabinete. “Esse é o desejo comum e a missão comum das pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan.”
Ditador da China também disse que a reunificação com Taiwan é “inevitável”
O ditador da China, Xi Jinping, também disse em seu discurso de Ano-Novo que a reunificação da China com Taiwan era “inevitável”.
Song Tao disse ainda que os taiwaneses devem “promover as relações entre os dois lados do Estreito para retornar ao caminho certo do desenvolvimento pacífico e promover o processo de reunificação pacífica da pátria”.
Taiwan rejeita as reivindicações de anexação do país pela China. O Partido Democrático Progressista, que está no poder, e o maior partido de oposição, o Kuomintang, dizem que só o povo de Taiwan pode decidir seu futuro.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
O governo chinês ofereceu a Taiwan um modelo de autonomia de “um país, dois sistemas”, mas nenhum partido tradicional taiwanês deu apoio à ideia.
Enquanto isso, a China faz pressão militar em torno de Taiwan, encerrou a isenção de algumas tarifas para o país e ameaçou impor outras medidas econômicas à medida que a eleição presidencial se aproxima.
Os taiwaneses viram o que aconteceu em Hong-Kong onde os habitantes acreditaram nas mentiras chinesas ! Agora os infelizes vivem sob o tacão de uma ditadura !