China diz que será obrigada a retaliar os EUA

Para o governo chinês, a ordem de fechamento do consulado em Houston "está destruindo a ponte de amizade entre o povo da China e os EUA"
-Publicidade-
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Tia Dufour
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Tia Dufour

Para o governo chinês, a ordem de fechamento do consulado em Houston “está destruindo a ponte de amizade entre o povo da China e os EUA”

Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Tia Dufour

O governo da China disse nesta quinta-feira, 23, que será forçado a reagir depois que os Estados Unidos ordenaram o fechamento de seu consulado em Houston, no Texas.

-Publicidade-

Segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês, a decisão do presidente Donald Trump prejudica “severamente” as relações entre os dois países.

“Em reação às ações insensatas dos EUA, a China precisa escolher uma reação necessária e salvaguardar seus direitos legítimos”, disse Wang Wenbin, porta-voz da chancelaria chinesa, sem querer especificar nenhuma medida, de acordo com a agência Reuters.

A Casa Branca deu 72 horas para a China fechar o consulado “para proteger propriedade intelectual e informações particulares norte-americanas”.

Leia mais: “Trump fecha consulado da China em Houston, no Texas”

Presidente interino do Comitê de Inteligência do Senado, o senador republicano Marco Rubio  descreveu o consulado de Houston como o “nódulo central da vasta rede de espiões e operações de influência do Partido Comunista nos Estados Unidos”.

Os laços entre os dois países se deterioraram acentuadamente neste ano por causa de questões que vão do coronavírus e do gigante de equipamentos de telecomunicação Huawei às reivindicações de Pequim no Mar do Sul da China e à repressão em Hong Kong.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.