O Partido Comunista da China mobilizou uma série de tanques anfíbios e caças militares para Xiamen, cidade costeira ao longo do Estreito de Taiwan. As incursões miliares ocorreram na noite de ontem, informou reportagem do jornal britânico Daily Mail, nesta terça-feira, 2.
As manobras do PCC são uma reação à visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, a Taiwan. A democrata desembarcou na capital da ilha, Taipé, na manhã de hoje, para estreitar as relações diplomáticas.
Em um comunicado publicado ontem, o Ministério da Defesa de Taiwan informou que tem “total conhecimento” das atividades militares perto de Taiwan e enviará forças apropriadamente, em reação a “ameaças inimigas”.
Imagens compartilhadas na rede social chinesa Weibo mostram tanques anfíbios na costa da Província de Fujian, ao longo do Estreito de Taiwan. Outras imagens mostram equipamentos militares em movimento em Xiamen.
Na semana passada, o secretário-geral do PCC, Xi Jinping, advertiu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para os perigos da visita de Nancy à ilha. “Quem brinca com fogo se queima”, disse Xi Jinping, ao democrata.
A Rússia saiu em defesa da China hoje, ao acusar os EUA de “desestabilizarem” o mundo, ao permitir a viagem de Nancy. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, advertiu que a visita seria “extremamente provocativa”.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Taiwan produz mais de 60% dos chips no planeta, tecnologia essencial pra tudo, inclusive para a indústria bélica.
Não tem nenhum santo nessa disputa, mas com certeza, mais um povo a ser transformado em bucha de canhão.
Comunismo americano x comunismo chinês – um encontro de ‘camaradas’? Hum, acho que não. É só lembrar o que os soviéticos iam fazer com os chineses em 1969 – aniquilar a China com bombas atômicas. Se há algo que não existe entre comunistas é verdadeira consideração e amizade. https://youtu.be/lifIUglJu0k
Já vi este filme…
A ameaça: “quem brinca com fogo pode se queimar” ….A resposta: não só colocou fogo como acendeu o pavio. Vamos ver quem mais esta com o tanque cheio de gasolina e vontade de colocar fogo no parquinho. Isso aí não vai acabar bem. 🤔🤔
Provocações contra a China, aliada da Rússia, Coréia do Norte (vizinha da Coréia do Sul e Japão), uma boa parte dos países árabes, boa parte da América do Sul vermelha, Índia, parte da África,…… sim, países mais “pobres” que, alguns, possuem armas nucleares e o pior, infiltrados na combalida Europa, USA e Canadá. Está se formando um outro grupo de comércio com menor participação europeia e americana. Cadê os líderes de verdade para que se evite um mais conflito sangrento. O mundo poderá pagar por essas irresponsabilidades que claramente irão beneficiar alguns setores/indivíduos. Temos hoje 6 ou 7 guerras em andamento.
Joe Biden está pressionando demais…!!
A China vai arregar…
Apague o fogo desses comunistas …
Vai so fazer barulho. Mesmo q invada Taiwan uma hora,não vai fazer nada com a véia la