Nesta semana, o Partido Comunista da China vai lançar o porta-aviões Type 003 para expandir as operações militares em alto mar. Trata-se do terceiro navio de guerra chinês, maior e mais avançado que usa “catapulta eletromagnética”, tecnologia que lança aviões de forma mais suave e eficiente.
Conforme noticiou o jornal South China Morning Post, o evento será em Xangai. “O porta-aviões vai expandir a capacidade da China em garantir os interesses próximos ao mar”, disse Matthew Funaiole, membro sênior do China Power Project (organização independente), em entrevista ao Wall Street Journal.
Porta-aviões Type 003
Trata-se do primeiro navio de guerra a ser construído com símbolos nacionalistas chineses. Os outros dois equipamentos que o país possui têm características da extinta União Soviética.
O novo porta-aviões representa um desafio para o alcance aéreo chinês. Isso porque os EUA são os líderes mundiais em porta-aviões, possuindo 11 peças no total. O Pentágono não se pronunciou sobre o lançamento chinês. Mas, em seu relatório anual sobre as forças armadas da China, informou que novo navio de guerra chinês estaria funcionando em 2024.
De acordo com o relatório, a China também está desenvolvendo novos aviões caça e jatos de ataques, a fim de proteger os navios de guerra e submarinos. Ainda segundo o relatório, a marinha da China é considerada a maior do mundo, com mais de 350 navios e submarinos.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste
NUNCA IRA SUPERAR A TECNOLOGIA DOS EUA, EM NADA CONFIO EM QQ TIPO DE EQUIPAMENTO CHINES, QUEBRA LOGO.
Se é chinês, vão quebrar logo.
Não adianta ter a maior frota de navios de guerra do plante Terra se não conseguem produzir toda a comida para os seus cidadãos. Eles tem pernas de barro. Querem dominar o mundo? Tentem …