O presidente da construtora chinesa Evergrande, Hui Ka Yan, foi colocado sob escolta policial, conforme informou a agência Bloomberg News. A situação dele foi noticiada nesta quarta-feira, 27.
No início do mês, Yan foi levado pela polícia e segue monitorado por autoridades da China. O proprietário fundou o que hoje é a segunda maior empresa do setor imobiliário chinês, em 1996. A sede da empresa fica em Guangzhou, no sul da China.
De acordo com a Bloomberg News, não está claro o motivo da medida. O empresário estaria sob “vigilância residencial”, o que não significa que ele será acusado de algum crime.
Leia mais: China condena à prisão magnata ligado ao Partido Comunista
O Departamento de Polícia de Guangdong, província onde Yan vive, e a empresa não se pronunciaram sobre o caso.
Evergrande e a crise imobiliária na China
A Evergrande Group é a segunda maior empresa do setor imobiliário na China. Ela está extremamente envididada e tem sofrido fortes quedas na Bolsa de Valores de Hong Kong. O endividamento da companhia tornou-se público em 2021.
As ações da empresa imobiliária caíram até 25% e chegaram a valer U$ 0,41, na segunda-feira 25. A desvalorização ocorreu dois dias depois do cancelamento de um programa de reestruturação de dívidas, anunciado em março.
No fim de agosto, as ações da Evergrande já haviam despencado até 87%, o que representou uma perda de quase de U$ 2,4 bilhões de seu valor. Suas ações na Bolsa de Valores ficaram suspensas por 17 meses e retomadas em agosto. As informações são do portal Poder360.
O mercado internacional observa com atenção o gigante imobiliário para se precaver de um possível agravamento da crise imobiliária na China.
Segundo informações do portal Bloomberg, a empresa não pagou uma dívida importante nesta semana. O site financeiro chinês Caixin informou que ex-executivos da empresa foram detidos.
Patrimônio de Hui Ka Yan está em queda vertiginosa
O fundador da Evergrande Group, Hui Ka Yan, de 65 anos, já foi o homem mais rico da China. Em 2021, era a 53ª pessoa mais rica do mundo e a décima de seu país, segundo a Forbes.
Ele é famoso por seu gosto particular por marcas de luxo e iates. Seu patrimônio segue em queda, uma vez que é detentor de 80% das ações da gigante chinesa.
O valor de mercado da Evergrande está calculado atualmente em US$ 1,8 bilhão, contra US$ 42 bilhões em 2017, segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg.
+Saiba mais sobre a Evergrande Group no artigo de Ubiratan Jorge Iorio: “A crise da Evergrande e o socialismo de mercado fake“
Em breve será fuzilado.
Se não me engano tinha ou tem até time de futebol. Inclusive contrataram jogadores famosos do Brasil recentemente.