Uma equipe de cientistas descobriu organismos fossilizados que datam 800 milhões de anos, no leste da China, nas Províncias de Shandong e Anhui, e pertencem à uma classe “especial” chamada Horodyskia. A descoberta foi realizada por pesquisadores do Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing e da Academia de Ciência da China, e publicado no portal South China Morning Post, na quarta-feira 19.
Os organismos possuem uma “aparência incomum”, semelhantes a um colar com pérolas amarradas uma depois da outra, com espaçamento uniforme. O líder do projeto, Pang Ke, disse que os fósseis eram de dois tamanhos diferentes. “As maiores ‘contas’ tinham cerca de cinco milímetros de diâmetro, enquanto as menores tinham menos de um milímetro de diâmetro”, observou Ke.
Como os cientistas identificaram os organismos fossilizados
O projeto usou técnicas avançadas de pesquisa científica, como medição de microscopia de luz (visualizar e medir objetos em alta ampliação), espectroscopia de raios-X de energia dispersiva (técnica analítica que permite a caracterização química/análise elementar de materiais) e mapeamento elementar.
Os pesquisadores identificaram os espécimes como um tipo de bentos, organismos que vivem no fundo do mar, como as algas, por exemplo. Geralmente, esses fósseis são encontrados em rochas, como arenitos, mas, desta vez, foram descobertos envoltos de uma camada externa orgânica no fundo do mar.
O especialista Ke disse que eles também descobriram “contas” de Horodyskia que estavam envoltas em uma camada externa orgânica. Fósseis de Horodyskia não são os mais antigos já encontrados, visto que as primeiras descobertas do organismo datam quase 1,5 bilhão de anos.
Fico me perguntando, não sabemos exatamente o que aconteceu há 3 mil anos atrás, nem 5% dos oceanos foram desvendados e falam de milhões de anos?
É de rir!