Equipes de astrônomos detectaram quatro galáxias mais distantes do Universo já vistas. Elas foram identificadas pelo Telescópio Espacial James Webb. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy, nesta terça-feira 4.
De acordo com os pesquisadores, os sistemas estelares datam do período em que o Universo tinha apenas 2% de sua idade atual, que seria entre 300 milhões e 500 milhões de anos depois do Big Bang. As quatro galáxias pertencem à “época da reionização”, quando supostamente surgiram as primeiras estrelas depois do evento que originou o Universo.
The farthest galaxies identified and confirmed by the JWST Advanced Deep Extragalactic Survey provide insights into the earliest galaxies but also raise the question of whether JWST can access the first galaxies. A News & Views article by @DokkumPieter: https://t.co/hDxynscuDw pic.twitter.com/I05Ov0zLN0
— Nature Astronomy (@NatureAstronomy) April 4, 2023
Qual das galáxias está mais distante?
Conforme informações da emissora NDTVA, a cientista Stephane Charlot, do Instituto de Astrofísica de Paris, afirmou que a galáxia JADES-GS-z13-0 é a mais distante da Terra já detectada, localizada a 33 bilhões de anos-luz.
Além de ser a mais distante, a JADES-GS-z13-0 é a mais antiga das quatro galáxias descobertas, visto que se formou 320 milhões de anos depois do Big Bang, enquanto a JADEZ-GS-z10-0, por exemplo, se formou 450 milhões de anos após a Grande Explosão.
Segundo Stephane, as galáxias recém-detectadas apresentam uma massa muito baixa, uma vez que seu peso é cerca de 100 milhões de massas solares, e eram consideravelm00ente ativas quanto à formação de estrelas na proporção relacionada à massa.
Enquanto o gado olha pro espaço, aqui na terra, os donos do mundo deitam e rolam.