O presidente da China, Xi Jinping, quer uma retratação do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) depois da polêmica levantada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ao dizer que o “lado chinês” aguarda “uma declaração oficial” do “lado brasileiro”, o embaixador da China, Yang Wanming, avisa nas entrelinhas que a mensagem vem do mais alto escalão do governo chinês.
A embaixada chinesa varou a noite e permaneceu em atividade até às 1h desta segunda-feira, 6, articulando a resposta ao governo brasileiro. A decisão, contudo, veio de Pequim. A carta divulgada nas redes sociais veio direto da chancelaria chinesa, com consequente anuência do presidente chinês, Xi Jinping, dizem interlocutores a Oeste.
Pelo Twitter, Wanming deixa claro que espera uma declaração oficial do “lado brasileiro”. Ao dizer isso, o recado é claro. Integrantes da embaixada dizem que não esperam uma retratação formal apenas de Weintraub, que, no fim de semana, pelo Twitter, apontou a China como um país que poderá sair fortalecido dessa crise mundial.
Racismo
O comentário de Weintraub foi deletado e trocava as letras “R” pelo “L”. O ministro fez alusão ao personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, mas os chineses e muitos nas redes sociais interpretaram como um racismo velado.
É a segunda vez em menos de um mês que a própria chancelaria chinesa atua. Em 19 de março, também veio de Pequim a resposta dada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após ele ter apontado o governo chinês como o país responsável pela propagação do coronavírus.
Entendo a indignação dos Brasileiros. Entretanto, devemos considerar que o Brasil é uma republiqueta, um anão político e comercial, e depende da China. ????????
O chanceler Chinês precisa entender que no Brasil existe uma Democracia, não existe censura, e o cidadão tem direito de escrever o que quiser, mas responde por isto.
Por outro lado, a conta do Abraham é pessoal e não de governo.
Não acredito que chegaremos a esta extrema humilhação !
A mais pura e simples manifestação que deve ser feita pela população em geral é não comprar mais produtos chineses. Porém… Tudo o que temos de mais barato, em qq loja de esquina, vem de lá. E daí? Como vocês acham que algo vai mudar? Não vai, claro! Agora… Que está na hora desse Weintraub parar de dar pitaco onde não tem nada a ver com ele… Isso está! Não faz sentido um representante do governo brasileiro, Min. EDUCAÇÃO, fazer um papel desses. Não tem necessidade. Por mais liberdade de expressão que se tenha.
A gente não pode dar munição para esse pessoal.
Quando os E.U.A e outros retirarem de lá suas empresas e pararem de comprar os produtos lá fabricados, os chineses voltarão para as plantações de arroz. Oremos.
Acho que tá faltando gente pra manda-los a MMMMMEEEEERRRRRDDDDAAA
Concordo com todos acima.
Ao contrário do povo chinês,os brasileiros tem a liberdade de expressão assegurada!
Correto, Jussara. O Brasil não é uma ditadura comunista.
Se for se retratar que diga que o Brasil é um País livre e que o seu povo tem liberdade de se expressar.
Concordo com o Alexandre.
Totalmente correto!! Concordo com o Alexandre!!
Estou com o Alexandre,o Brasil é livre para se expressar .
Penso que a retratação deveria partir da China para todos os países que estão sofrendo as consequências do coronavírus.
Totalmente correto!!
Boicote total às carruagens da china, apelidadas de automóveis.
Boicote a tudo da China.
Também acho que devemos boicotar às porcarias fabricadas no país que se vale de mão de obra escrava.
Nao foi a dilma que depois de expulsa da presidência que foi na China falar direto com governo chinês sera que de la para ca a China td q acontece quer explicação?
Com toda a certeza. Ao ler a matéria imaginei toda a cúpula esquerda vomitando no ouvido chinês que o nosso presidente se humilhe através dessa retratação. Se conheço o Jair Bolsonaro, a reposta tem que ser dada com a sutileza de uma pata de elefante. Esses chineses pelo visto acham que o Brasil é o quintal de Pequim. Estão querendo mandar na gente, não deixa não !!! Já fizeram acordo com a Band e a Globo, agora estão se achando.
Concordo com voce.
O brasileiro precisa ser mais patriota. A China se doi por qualquer fala que possa denegrir a imagem deles, enquanto aqui o próprio povo que denegrir o Presidente.
Isso mesmo, quem esse ditador pensa que é?
Corretíssimo!