A Índia voltou a bater seu recorde diário de novas contaminações pelo coronavírus, em meio ao agravamento da pandemia de covid-19. Segundo dados divulgados pelo governo nesta quinta-feira, 15, foram notificados mais de 200 mil novos casos da doença nas últimas 24 horas. O total de infectados no país já passa dos 14 milhões.
Em um único dia, a Índia contabilizou 1.038 mortes causadas pela doença, o maior índice desde outubro do ano passado. Em números absolutos, o país acumula 175 mil óbitos e só aparece atrás de Estados Unidos, Brasil e México.
Como noticiamos no início de abril, a Índia vem realizando uma série de celebrações religiosas nas últimas semanas. A mais importante delas é o Kumbh Mela, a maior do mundo. Milhões de pessoas se reúnem, diariamente, às margens do rio Ganges, naquele que é considerado o evento mais aguardado do hinduísmo e, tradicionalmente, ocorre quatro vezes a cada 12 anos. O festival tem duração aproximada de um mês.
Leia também: “Índia se torna o país com o 2º maior número de contaminações no mundo”
Segundo os organizadores do evento, mais de 150 milhões de pessoas devem comparecer à festa. O governo indiano chegou a anunciar que os peregrinos teriam de apresentar resultados negativos de testes para a covid-19, mas a quantidade de pessoas que se reuniu nos primeiros dias do Kumbh Mela tornou praticamente impossível o monitoramento total da multidão.
Leia mais: “Índia detecta nova variante e bate recorde diário de casos desde novembro”