Depois de se classificar para decisão do ATP 250 de Buenos Aires, o tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, comemorou. Ele definiu como “muito especial” a vitória sobre o sérvio Laslo Djere na semifinal do torneio argentino neste sábado, 15. O confronto durou mais de 2 horas e 30 minutos.
“Hoje foi muito difícil contra um jogador muito bom”, afirmou o brasileiro, na entrevista pós-jogo ainda em quadra. “Hoje foi com meu coração, foi com dor. Foi muito especial.”
Fonseca é 99º melhor tenista do mundo na atualidade, conforme ranking internacional. Para chegar à final do ATP 250 de Buenos Aires, ele desperdiçou um match point no segundo set e precisou de atendimento do fisioterapeuta na parcial decisiva.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Com a primeira final de um torneio ATP na carreira, Fonseca será na segunda-feira 17 o tenista brasileiro mais bem colocado na lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Atualmente, ele é o segundo do país, atrás de Thiago Wild.
Neste domingo, 16, ele tenta tirar outra marca de Wild: o de brasileiro mais jovem a conquistar um título deste porte. Wild foi campeão aos 19 anos.
Final do ATP 250 de Buenos Aires com João Fonseca
Sensação no circuito profissional de tênis, Fonseca disse que sabia da capacidade de seu rival deste sábado. “Laslo já ganhou um ATP 500”, afirmou o brasileiro, em referência ao título do Rio Open de 2019.
Na escala de pontos no ranking e premiação, o evento carioca é superior ao argentino. Djere ocupa a 112ª posição do ranking, mas já atingiu a 27ª colocação. “Joguei o meu melhor”, disse Fonseca. “Estou na final e vamos para mais.”
João Fonseca também falou sobre o apoio que teve da torcida brasileira na Argentina. “É difícil jogar nessas circunstâncias e havia alguns brasileiros gritando por mim”, comemorou. “Foi superlegal e esta vitória foi para eles.”
A final da edição 2025 do ATP 250 de Buenos Aires vai colocar em quadra a rivalidade entre Brasil e Argentina. Fonseca irá enfrentar o argentino Francisco Cerundolo, que, na outra semifinal deste sábado, venceu o espanhol Pedro Martínez por 2 sets a 1.
A decisão entre Fonseca e Cerundolo ocorrerá neste domingo, a partir das 16h, no horário de Brasília. No Brasil, o público pode assistir à partida pelo canal ESPN 2 e pelo serviço de streaming Disney+ Premium.
Leia também: “Djokovic: um campeão que não se curvou à militância”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 205 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado