Nesta quinta-feira, 4, a revista britânica The Economist solicitou, em editorial e reportagem de capa, ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que retire sua candidatura às eleições de 2024 pelo Partido Democrata. A capa exibe a imagem de um andador com o selo da Presidência dos EUA, acompanhada da frase: “Sem condição de comandar um país”.
Na semana passada, outras publicações norte-americanas como The New York Times e The Wall Street Journal também criticaram duramente Biden, depois do debate eleitoral contra o ex-presidente Donald Trump organizado pela CNN. O WSJ disse que Biden não estava preparado para mais quatro anos.
O presidente norte-americano, que vem acumulando gafes em situações públicas que revelam traços de senilidade, se mostrou confuso, hesitante e, muitas vezes, não conseguiu concluir frases de forma coerente.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
No editorial desta quinta-feira, The Economist afirmou que a resposta de Biden e de sua equipe ao debate e aos apelos para que ele fosse substituído por outro candidato democrata foi ainda pior do que o embate com Trump.
“O debate presidencial foi terrível para Joe Biden, mas o encobrimento foi pior”, escreveu a revista. “A desonestidade da sua campanha provoca desprezo. Ele deve retirar a candidatura. Joe Biden merece ser lembrado por suas conquistas e sua decência, não por seu declínio.”
The Economist também criticou a campanha de Biden por “encobrir” as falhas de memória e a falta de capacidade do presidente para governar por mais quatro anos.
Na quarta-feira 3, em resposta às pressões, Biden reafirmou que não desistirá da corrida à Presidência. A Casa Branca também declarou que o presidente “não está pensando em desistir”.
“Estou concorrendo”, disse Joe Biden. “Sou o líder do Partido Democrata. Ninguém vai me forçar a sair.”
Casa Branca nega saída de Joe Biden
Indagada em entrevista à imprensa na Casa Branca sobre a possibilidade de Biden abandonar a corrida eleitoral, a porta-voz do governo, Karine Jean-Pierre, respondeu: “Absolutamente, não”. Contudo, mais cedo, uma reportagem do The New York Times afirmou que Biden confidenciou a aliados políticos suas dúvidas sobre continuar na disputa pela reeleição. Jean-Pierre negou a informação.
Fontes próximas a Biden ouvidas pelo jornal revelaram que o presidente tem dúvidas sobre sua capacidade de se recuperar depois do desempenho ruim no primeiro debate contra Trump na semana passada.
A revista britânica também pede a outros deputados democratas que defendam publicamente a retirada da candidatura de Biden.
Binden No Way…!
Desde a Gritante Fraude eleitoral dos EUA há 3,4 anos atrás…TODO mundo que tem ao menos 1 NEURÔNIO..SABE que QUEM governou e governa os EUA é Barak OBAMA…