Nesta terça-feira, 6, o brasileiro Luiz Maurício da Silva se classificou para a final do lançamento de dardo na Olimpíada de Paris. Sua pontuação de classificação, 85,91 metros, também é o novo recorde sul-americano.
Ele avançou com a quarta colocação do Grupo B e com a sexta na classificação geral. A final será na próxima quinta-feira, 8, às 15h25 (de Brasília). Só o fato de o Brasil ter representante na final já é histórico, pois um brasileiro não tinha vaga na disputa derradeira desde Los Angeles 1932, há 92 anos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Outro brasileiro participou da classificatória, no Grupo A, mas não conseguiu avançar. Pedro Henrique Rodrigues até tentou, mas foi eliminado. Somente os 12 melhores dos dois grupos conseguiram ir à final.
No Troféu Brasil de Atletismo 2024, Luiz Maurício lançou o dardo por 85,57 metros e alcançou o recorde da América do Sul. Nesta terça, ele quebrou a própria marca. Em entrevista depois da disputa, o brasileiro se disse surpreso com o desempenho.
Leia também: “A celebração da derrota”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 228 da Revista Oeste
“Um PB (recorde pessoal) nas Olimpíadas, eu não sei nem o que falar. Foi uma surpresa muito grande, competindo com os melhores aqui, que eu assistia na televisão”, disse Luiz Maurício da Silva. “Agora estou aqui competindo com eles, estar na final junto com eles, não tem nem o que falar. Agora é voltar agora para a final com outra cabeça, foi um bom lançamento, e é isso, até o final.”
O Brasil na disputa do lançamento de dardo
Na primeira tentativa, Luiz Maurício lançou o dardo a 81,62 metros. Melhorou na segunda tentativa, com 83,21 metros, e, na terceira, alcançou os 85,91 metros, superando seu próprio recorde sul-americano.
+ Leia mais notícias dos Jogos Olímpicos em Oeste
Já Pedro Henrique Rodrigues não conseguiu avançar para a final. Seus lançamentos foram de 76,23 metros, 79,46 metros e 75,69 metros. Ele ficou com o décimo lugar no Grupo A. Apenas os 12 melhores na somatória de dois grupos avançavam para a próxima fase.
O lançamento de dardo é uma modalidade do atletismo em que os competidores arremessam uma lança de metal ou fibra de vidro o mais longe possível. Ele exige força, técnica e precisão. Uma pista de corrida curta, de 34,9 metros de comprimento e 4 metros de largura, delimita a área de lançamento, que se estende pelo gramado do campo.