Um cometa com forma semelhante ao design da nave espacial fictícia Millennium Falcon, do universo de Star Wars, vai fazer sua maior aproximação do Sol em 2024, e poderá ser visto a olho nu.
Batizado 12P/Pons-Brooks, o objeto é um resto congelado da formação do Sistema Solar, e vai passar por volta de 230 milhões de quilômetros do planeta Terra, em 2 de junho do próximo ano.
Richard Miles, da Associação Astronômica Britânica, aconselhou o uso de binóculos para quem planeja observar o fenômeno. “O que também poderia acontecer é ter uma explosão durante o eclipse”, revelou o especialista.
Leia também: “Objeto espacial emite ondas de rádio misteriosamente”
Astrônomos amadores já podem avistar o 12P/Pons-Brooks, por meio de um telescópio de seis polegadas, basta apenas apontá-lo para a constelação de Draco.
Motivo da comparação do cometa com a nave de Star Wars
A explosão foi descoberta por Elek Tamás, do Observatório Harsona, na Hungria. Mais tarde, membros do projeto Comet Chasers, liderado por Helen Usher, da Open University, também observaram o fenômeno.
Leia também: “‘Planeta algodão-doce’ está a milhares de anos-luz da Terra”
Na ocasião, nuvens de detritos e gelo foram lançados ao espaço. Assim, o fenômeno resultou em um cometa com forma de “ferradura”, que os cientistas compararam a Millennium Falcon.
De acordo com o astrônomo Gianluca Masi, da rede mundial de telescópio robóticos Virtual Telescope Project, em entrevista à revista Scientific American, a “ferradura” pode resultar de sombras projetadas pela coma (a “nuvem” que cerca o cometa) após sua explosão. “Isso não está acontecendo todas as noites, então estas são oportunidades preciosas”, observa.