“O Irã é desde seu início um caldeirão de culturas e relacionamentos étnicos. A antiga civilização persa produziu uma das culturas mais ricas de toda a História. Era uma potência regional. No reinado de Xerxes I, a Pérsia dominava a Babilônia e o Egito e entrou numa lendária guerra com a Grécia.
Uma nova fase começou com as invasões árabes e a conversão ao islamismo no século 7. A fusão das culturas árabe e persa gerou uma riqueza ecumênica na arte, na literatura e na arquitetura. A religião muçulmana vivia sua ‘Era de Ouro’, longe dessa caricatura obscurantista de hoje. A antiga Pérsia era generosa em ciências, medicina, filosofia e tecnologia.”
Os parágrafos reproduzidos acima fazem parte do artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 50 da Revista Oeste, que foi ao ar na sexta-feira 5.
Revista Oeste
A Edição 50 da Revista Oeste vai além da coluna de Dagomir Marquezi sobre a transformação cultural iraniana. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel e Rodrigo Constantino.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.