Ainda sob pressão da pandemia de covid-19, vírus mais antigo já causou a morte de quatro pessoas em cidade da região leste do país africano
Uma nova epidemia de ebola tomou a cidade de Mbandaka, no leste do Congo, segundo autoridades locais. A região vive surto contínuo da doença desde 2018.
Quatro mortes pela doença já foram confirmadas pelo laboratório biomédico nacional localizado na capital do país, Kinshasa. “Temos uma nova epidemia de ebola em Mbandaka”, afirmou o ministro da Saúde congolês, Eteni Longondo. “Vamos enviar vacinas e medicamentos o mais rápido possível.”
A confirmação da notícia veio também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o presidente da entidade, Tedros Adhanom, a epidemia “é um lembrete de que a covid-19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam”.
No Congo há atualmente 3.195 infectados pelo coronavírus e 72 pessoas morreram pela doença. Conflitos armados no leste do país aumentam o risco de infecções e dificulta o tratamento da população. Segundo o Banco Mundial, apenas 20% das famílias congolesas têm acesso a saneamento básico.