Encravada no noroeste da península itálica, a República de San Marino não possui aeroportos comerciais. Sua situação se iguala a de outros quatros países da Europa que não recebem voos comerciais.
Por exclusão, essas mesmas nações não passaram pelo apagão dos aeroportos desta sexta-feira, 19. Em razão de problemas cibernéticos, voos no mundo inteiro atrasaram chegaram a ser até mesmo a ser cancelados.
Países sem aeroportos na Europa
As outras nações sem aeroportos na Europa são Andorra, Vaticano, Liechtenstein e Mônaco. Todos países considerados pequenos em extensão e números de habitantes.
Em extensão, o maior deles é Andorra — com 470 km², esse principado abriga quase 80 mil habitantes e faz fronteira com a França e a Espanha. Entre as curiosidades desse país, o fato de ser uma diarquia — a derivação da monarquia com dois soberanos. O trono dessa nação é dividido entre a presidência da França e o bispo de Urgel.
O menor é o Vaticano, um território soberano com 0,4 km² sob o comando da igreja católica que é povoado majoritariamente por pessoas a serviços dessa instituição — menos de mil moradores residem dentro de suas fronteiras, grande parte deles são sacerdotes e freiras. O Papa Francisco é o governante local.
Mônaco tem a maior renda per capita da lista: US$ 240 mil. Liechtenstein tem o segundo melhor valor: US$ 187 mil. Os dois países são monarquias. O príncipe Hans-Adam II, atual soberano de Liechtenstein, é descendente de Dom João VI — pai de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil.