Construtores de estrelas

Em artigo na Revista Oeste, Dagomir Marquezi explica como a fusão nuclear pode garantir energia limpa e abundante por bilhões de anos
-Publicidade-
Dagomir Marquezi volta a falar sobre a 'segunda revolução elétrica'
Dagomir Marquezi volta a falar sobre a 'segunda revolução elétrica' | Foto: Divulgação/Iter

Em seu artigo publicado na Edição 75 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi explica como a fusão nuclear pode garantir energia limpa e abundante por bilhões de anos. É o episódio 2 da série de textos sobre a “segunda revolução elétrica”.

De acordo com o colunista, “cientistas, investidores, instituições e governos estão gerando uma utopia para as próximas gerações: energia abundante, limpa e praticamente inesgotável”. “Para conseguir chegar lá, criam pequenas estrelas artificiais em forma de usinas. Faça-se a luz”, escreve Dagomir.

Leia outro trecho

-Publicidade-

“Numa usina nuclear ‘tradicional’ como Angra dos Reis, a energia é conseguida através da fissão nuclear. O núcleo do átomo é fragmentado. Passaram um período de má reputação por causa de acidentes como os de Chernobyl e Fukushima. Mas as usinas à base de fissão nuclear começaram a ser reavaliadas como uma solução de emergência para nossa precária situação ambiental e energética.

Reforçando seus esquemas de segurança e aperfeiçoando seus procedimentos, as usinas nucleares à base de fissão poderão ter uma sobrevida. Mas, quando as usinas de fusão estiverem funcionando, suas vantagens vão se tornar evidentes.”

Revista Oeste

Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 75 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Silvio Navarro, Theodore Dalrymple, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro