A Coreia do Norte voltou a elevar a tensão na península coreana. O país comandado pelo ditador Kim Jong-un lançou dois mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão. Os projéteis foram detectados por militares sul-coreanos nesta sexta-feira, 28.
A ofensiva ocorre no mesmo dia em que a Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram manobras militares importantes e anunciaram a realização de um exercício aéreo de grande escala na próxima semana. Com essa última ação, Pyongyang soma ao menos 36 lançamentos de mísseis somente em 2022.
Uma tensão semelhante à alcançada durante a crise de 2017 está sendo se formando diante do número recorde de projéteis lançados, das manobras militares replicadas por Coreia do Sul e EUA, e da possibilidade de o regime realizar um novo teste nuclear.
Esse é o primeiro lançamento de armas balísticas feito pela Coreia do Norte em duas semanas. Na ocasião, os EUA alertaram o país de que o uso de armas nucleares “resultaria no fim do regime”, após consecutivos lançamentos feitos ao longo de um mês.
A Coreia do Sul informou que “aumentou a vigilância e mantém a prontidão em uma estreita coordenação com os EUA”.