A Coreia do Norte sugeriu uma possível retomada de testes nucleares ou de mísseis de longo alcance. A informação foi revelada pela agência oficial de notícias KCNA nesta quinta-feira, 20.
A reunião do escritório político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores sob a liderança de Kim Jong-um “ordenou ao setor relevante que considerasse rapidamente a questão de retomar” todas as atividades temporariamente suspensas, informou a agência.
“A política hostil dos Estados Unidos e a ameaça militar atingiram uma linha de perigo que não pode mais ser ignorada”, acrescentou a agência.
O líder norte-coreano havia decretado uma moratória nos testes de mísseis nucleares e intercontinentais em 2018, mas ameaçou suspendê-la depois que as negociações com o então presidente Donald Trump falharam em 2019.
A Coreia do Norte reativou seu programa de armas, com vários testes em setembro e outros quatro até agora em 2022 que incluem lançamentos de mísseis hipersônicos.
A agência também observou que o escritório político concordou unanimemente em realizar “uma preparação mais completa para um confronto de longo prazo”, bem como “aumentar nossa força física para a defesa”.
Um porta-voz da ditadura coreana defendeu o direito do país de reforçar suas armas, dizendo que seu “desenvolvimento recente de um novo tipo de arma era apenas parte de seus esforços para modernizar sua capacidade de defesa nacional”.
Tem que dar fim num diabo feio desse! Será menos um feio brabo no mundo!
Como qualquer país soberano, a Coreia do Norte tem o direito de se defender…!!! 👁️
Se defender de quem? A única defesa q já deveria ter acontecido é do país contra este ditador insano q mergulhou o país numa miséria inimaginável.
Gerações destruídas por uma família de psicóticos.
Não conseguem se defender nem da fome…
É só jogar uma pequena bombinha lá para acalmar