A Coreia do Norte lançou mísseis balísticos de curto alcance no mar nesta segunda-feira, 22, informaram autoridades sul-coreanas e japonesas, em meio a especulações de que o país poderia lançar em breve um satélite espião em órbita.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que as armas lançadas da região da capital do Norte, Pyongyang, voaram cerca de 300 quilômetros antes de cair nas águas entre a Península Coreana e o Japão. Os alcances sugerem que as armas provavelmente poderiam atingir locais na Coreia do Sul.
+ Ditador da Coreia do Norte diz que guerra contra Seul ocorrerá a qualquer momento
O Estado-Maior Conjunto condenou veementemente os lançamentos e disse que foram uma “clara provocação”, ao ameaçar a paz na Península Coreana. O órgão informou que manterá a prontidão para responder de forma “esmagadora” às provocações norte-coreanas, em sintonia com sua aliança militar com os Estados Unidos.
Coreia do Sul e EUA se reúnem para discutir lançamento de mísseis pela vizinha do Norte
Militares sul-coreanos informaram que o presidente do Estado-Maior Conjunto, Kim Myung-soo, se reuniu nesta segunda com o comandante do Comando Espacial dos EUA, Stephen N. Waiting, para discutir o assunto.
O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, disse a repórteres que a Coreia do Norte lançou pelo menos um míssil balístico que voou 250 quilômetros a uma altitude máxima de cerca de 50 quilômetros.
+ Kim Jong-un afirma que Coreia do Norte precisa se preparar para a guerra
Segundo ele, os repetidos testes de mísseis do governo de Kim Jong-un e outras ações provocativas ameaçam a paz e a segurança do Japão, da região e da comunidade internacional. A guarda costeira do Japão pediu aos navios que tomassem cuidado com a queda de objetos, mas não houve relatos imediatos de danos.
Alguns especialistas dizem que a Coreia do Norte poderia lançar seu segundo satélite espião ainda em abril. Os militares da Coreia do Sul afirmaram nesta segunda que detectaram evidências de que os norte-coreanos estão preparando o lançamento de um satélite, mas não há sinais de que isso seja iminente.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Já está na hora de dar um basta neste porquinho atômico…….o USA tem tantos snipers, será que não fariam um favor para a humanidade.
Deveriam aproveitar e colocar o ditador dentro de um míssil desses.
Não vejo a hora desse território ser devolvido aos coreanos.