O Exército sul-coreano informou nesta terça-feira, 28, que a Coreia do Norte lançou um míssil ao mar, em frente à sua costa oriental. O projétil disparado foi um novo míssil hipersônico recém-desenvolvido pelo país, anunciou a agência estatal norte-coreana KCNA.
O episódio ocorreu logo depois que o embaixador da Coreia do Norte, Kim Song, defendeu na Conferência das Nações Unidas (ONU) o direito de o país desenvolver um armamento próprio. Além disso, Song também pediu que os Estados Unidos e a Coreia do Sul deixem de lado a política de inimizades em relação à capital, Pyongyang. O embaixador disse que, se os EUA desejam que a guerra entre as Coreias chegue ao fim, devem parar com as medidas hostis que vêm sendo implantadas.
Resposta dos EUA
Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que o governo dos EUA condenou o ato, considerando-o uma violação ao Conselho de Segurança da ONU. A tensão não é de hoje: no início do mês, outros mísseis balísticos e de longo alcance também foram lançados, o que aumentou o clima de violência na região.
Com informações do portal Axios e agências internacionais