Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde da Indonésia concluiu que a CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, foi 98% eficaz na prevenção da morte e 96% em evitar internações.
O estudo preliminar analisou dados de 128.290 profissionais de saúde, com idade média de 31 anos, que receberam a vacina entre janeiro e março deste ano, em Jacarta, a capital do país. Para obter a efetividade estimada, a pesquisa comparou pessoas vacinadas com quem não recebeu a vacina.
Leia também: Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac nesta quarta-feira
As conclusões vieram depois que os testes de fase 3 da Indonésia revelaram que a CoronaVac era 65% eficaz. Os ensaios na Turquia mostraram que o imunizante era 91,25% eficaz, enquanto no Brasil a eficácia global da vacina chinesa é de 50,4%.
ou seja testado em pessoas que trabalham no ramo da saúde. que por definição já procuram cuidar mais da própria saúde e om idade média abaixo dos 40.. e mesmo assim de cada 100 2 morreram.. não é essa a letalidade natural aproximada do vírus?
Este estudo está errado e sua divulgação visa denegrir a qualidade do produto chinês . O governo da Venezuela concluiu que a Coronavac é 118% eficaz contra a Covid-19. Não entendo porque os “tapados” dos americanos e europeus insistem em negar a eficácia da vacina do Dória. Em que pese o erro de percentual, dou parabéns à Revista Oeste por este furo de reportagem.