O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta sexta-feira, 13, por meio de suas redes sociais, que o exame ao qual se submeteu para detectar a presença do novo coronavírus (covid-19) deu negativo.
Bolsonaro fez o exame ontem depois de confirmado que o secretário de Comunicação Social (Secom) do governo, Fábio Wajngarten, é portador da doença. O titular da Secom viajou no avião onde estava o presidente e uma comitiva de ministros de Estado.
Nesta quinta-feira, 12, os integrantes do avião presidencial fizeram o teste no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, confirmou à TV Globo que passou pelo exame e que os resultados devem sair nesta sexta, 13.
Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, fez o teste no Palácio do Planalto e, segundo sua assessoria na manhã desta sexta-feira, o resultado deu negativo .
No final da tarde de ontem, a assessoria do Ministério de Minas e Energia informou que o exame do ministro Bento Albuquerque, outro integrante da comitiva de Bolsonaro, resultou negativo.
O Ministério das Relações Exteriores informou em rede social que o chanceler Ernesto Araújo cancelou o restante da sua agenda em Washington e retornará nesta sexta-feira a Brasília, “onde fará teste para o vírus e seguirá todos os procedimentos sanitários”.
Araújo não retornou ao Brasil com a comitiva. Permaneceu nos EUA para uma série de reuniões. O Itamaraty não informou se esses compromissos serão remarcados.
Donald Trump está preocupado
Segundo o canal de televisão CNN, o presidente dos EUA, Donald Trump, estaria preocupado ao saber que o secretário de Comunicação Social brasileiro, Fábio Wajngarten, contraiu a doença. Fábio esteve ao lado do republicano durante a visita de Jair Bolsonaro e sua comitiva a Miami.