Ações da fabricante do remdesivir, Gilead, dispararam após estudos parciais da Universidade de Chicago serem divulgados. Venda de anticorpos para identificar infectados deve ser iniciada em maio
Mais uma droga em fase de testes começa a ter resultados positivos na luta contra o coronavírus. Depois do sucesso da cloroquina, cientistas da Universidade de Chicago relataram rápida recuperação de pacientes com covid-19 que utilizaram o antiviral remdesivir, da fabricante Gilead. Segundo o site de notícias médicas STAT, febre e sintomas respiratórios desapareceram e pacientes receberam alta em menos de uma semana ao fazerem uso da droga.
Cautelosa, a empresa emitiu comunicado dizendo que estudos ainda são realizados e que ainda é cedo para tirar conclusões do experimentos. Ainda assim, as ações da farmacêutica dispararam na Bolsa de Valores de Nova York, com a notícia dos resultados positivos.
Quem também anunciou que iniciará vendas relacionadas a um produto para combater a pandemia foi a suíça Roche. Já em maio, a companhia disponibilizará ao público um teste de anticorpos que permitirá analisar se uma pessoa foi infectada pelo vírus por uma amostra de sangue. Até mesmo quem teve a doença, mas não sentiu os sintomas poderá descobrir o fato e, assim, ajudar os cientistas a terem a real dimensão do escopo da pandemia.
O teste estará disponível em hospitais filiados à empresa e será produzido na casa dos milhões mensalmente. O resultado demora 18 minutos para ficar pronto.