Estudo mostra como vírus da covid-19 manipula funções das células para se replicar

A descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de tratamentos para covid-19
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Unsplash
Foto: Reprodução/Unsplash | Em laboratório, pesquisadores conseguiram diminuir replicação viral entre 15% e 20%

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP) descreveu como uma proteína humana interage com uma das proteínas do Sars-CoV-2, elucidando um dos mecanismos do vírus para recrutar células, se replicar e perpetuar o seu ciclo de vida. O estudo foi publicado nesta quinta-feira, 23, na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology,

Em testes in vitro, os pesquisadores conseguiram inibir a interação entre as moléculas usando um fármaco e, com isso, reduziram a replicação viral entre 15% e 20%, o que pode abrir caminho para o desenvolvimento de tratamentos e terapias para covid-19.

O grupo utilizou diferentes técnicas para mostrar como a presença da proteína M do vírus no organismo faz com que a PCNA, uma proteína envolvida no reparo do DNA, migre do núcleo das célula, onde normalmente fica, para o citoplasma, região onde ficam as organelas, responsáveis por importantes funções celulares.

-Publicidade-

Embora muitos estudos indiquem o papel do PCNA no contexto do câncer e na infecção por vírus de DNA, sua associação com vírus de RNA é pouco compreendida.

Os resultados do estudo lançam luz sobre essas questões ao revelar como o vírus manipula as funções da célula para poder seguir seu ciclo de vida.

O principal objetivo do estudo era demonstrar esse processo e respaldar a tese de que ele pode ser um alvo potencial para futuros tratamentos. Mais de dois anos após o início da pandemia, nenhuma terapia para a covid-19 se mostrou de fato bem-sucedida, e muitas dúvidas sobre os mecanismos de infecção do vírus continuam em aberto.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.