Farmacêutica diz que ainda não é capaz de determinar eficácia da CoronaVac

Bio Farma, da Indonésia, disse que é preciso aguardar os dados completos
-Publicidade-

Segundo a Bio Farma, da Indonésia, é preciso aguardar os dados completos

CoronaVac
Chegada dos insumos da CoronaVac ao Instituto Butantan | Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Bio Farma, farmacêutica estatal da Indonésia, disse nesta terça-feira, 8, que ainda não é possível determinar a eficácia da potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac.

-Publicidade-

A declaração ocorre pouco depois de a própria Bio Farma ter anunciado que dados preliminares mostraram que o imunizante apresenta eficácia de até 97%.

Leia mais: “China culpa a Índia pelo surgimento do coronavírus”

Segundo a agência Reuters, a estatal indonésia afirmou que seu relatório preliminar sobre os estudos clínicos de fase 3 da vacina deve estar disponível em janeiro.

Bambang Heriyanto, representante da Bio Farma, disse não ser possível apontar a eficácia neste momento e que é preciso aguardar os dados completos.

De acordo com a farmacêutica, nenhum dos 1.600 voluntários que participam dos testes registrou efeitos colaterais graves.

Testes em fase 3

A Sinovac anunciou em novembro que 97% dos adultos saudáveis que receberam uma dosagem menor e participaram das fases 1 e 2 dos testes com sua vacina mostraram resposta imune.

Segundo reportagem da Reuters, um porta-voz da farmacêutica chinesa disse nesta terça-feira, no entanto, que a empresa ainda não recebeu leituras de eficácia vindas dos testes de fase 3.

O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, que realiza ensaio clínico de fase 3 com a CoronaVac no Brasil, espera anunciar os dados até 15 de dezembro.

Mesmo sem a última etapa do estudo, e, consequentemente, sem a aprovação da Anvisa, o governador de São Paulo, João Doria, garantiu que vai começar a vacinação no Estado em 25 de janeiro.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários

  1. O que quer dizer: uma dosagem menor??? Segundo a reportagem, não é possível apontar a eficácia neste momento e que é preciso aguardar os dados completos . E a empresa chinesa também informou que não recebeu leituras de eficácia vindas dos testes em fase 3. Noooossssaaaaa!!!!! Estamos bem parados!!!!!

    1. Dorinha bixinha, aplica na sua mãe, nos seus filhos,se deu conta de fazer um ou alguém fez para vc,na sua bundinha com preenchimento e vamos aguardar o efeito.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro