-Publicidade-

O novo coronavírus ‘escapou’ de laboratório da China?

Colunista Dagomir Marquezi vai atrás da resposta
Dagomir Marquezi escreve sobre a origem da covid-19
Dagomir Marquezi escreve sobre a origem da covid-19 | Foto: Canva

A ideia de o novo coronavírus ter surgido a partir de um laboratório chinês pode ir além de meras teorias da conspiração. A par de recente artigo do escritor norte-americano Nicholson Baker para a revista New York Magazine, Dagomir Marquezi escreve a respeito do assunto em sua coluna publicada na Edição 43 da Revista Oeste.

“A covid-19 pode ter sido consequência de uma escola de pesquisas biológicas chamada de gain of function (ou ‘ganho de função’)”, escreve Marquezi. “A ideia é pegar um vírus existente e manipular sua genética para que ele se torne cada vez mais letal. E, assim, criar as condições para que a cura da doença causada por ele seja possível”, explica o colunista, que destaca: esse tipo de pesquisa é comum no ambiente científico.

Mas como, então, o vírus causador da covid-19 ganhou força a partir de solo chinês? Para Marquezi, fatores culturais e estruturais ajudariam a explicar essa questão. “No caso da China, são dois os fatores que levam ao desastre. O primeiro são laboratórios mal equipados e mal protegidos. O segundo é o costume chinês de comer ‘qualquer coisa que se mova'”, escreve o colunista da Revista Oeste no texto que abre outras possibilidades sobre a doença para lançar a pergunta: “Como surgiu o novo coronavírus?”.

Como surgiu o novo coronavírus?

Revista Oeste

A atual edição da Revista Oeste vai além de questionar como surgiu o novo coronavírus. Além do texto assinado por Dagomir Marquezi, a publicação digital oferece aos leitores artigos de Ana Paula Henkel, J. R. Guzzo, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Salim Mattar e Tom Slater. Há, ainda, reportagens sobre as big techs, a disputa pela presidência do Senado e a relação de grandes escritórios de advocacia com tribunais como o STF.

Startup de jornalismo on-line no ar desde março de 2020, a Revista Oeste defende o liberalismo econômico e não aceita anúncios de órgãos governamentais. É financiada diretamente por sua base de leitores. Para fazer parte dessa comunidade, basta clicar aqui, escolher o plano de assinatura e seguir os passos indicados.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês