Pesquisadores israelenses criam respirador de baixo custo

Projeto está disponível de forma gratuita na internet.
-Publicidade-
O projeto do AmboVent
Foto: AmboVent/GitHub
O projeto do AmboVent Foto: AmboVent/GitHub | O projeto do AmboVent

Item essencial para o tratamento de casos graves do coronavírus, o projeto do respirador mecânico da equipe liderada por Eitan Eliram já está disponível de graça na internet

O projeto do AmboVent
O projeto do AmboVent
Foto: AmboVent/GitHub
-Publicidade-

Um grupos de pesquisadores de Israel  ligados a empresas privadas, organizações não governamentais e ao governo se uniram para criar um respirador mecânico de baixo custo. Os desenhos e instruções para a fabricação estão disponíveis na internet para quem quiser.

O coordenador do projeto, Dr. Eitan Eliram, falou para o The Jerusalem Post que desde que o projeto foi colocado online — há quatro dias — mais de 30 mil usuários acessaram ele. Mais de 100 grupos de diversos países, incluindo Egito, Irã, África do Sul, Guatemala e Estados Unidos, já estão trabalhando em seus primeiros protótipos.

“Nós não estamos falando de um site para o público em geral, nós estamos falando de engenheiros e outros especialistas, nós sabemos porque eles entraram em contato por WhatsApp e e-mail, para perguntar sobre o projeto e entender como ele funciona”, afirmou Eliram.

O “AmboVent”, como o aparelho foi batizado, é inspirado nos aparelhos de ventilação manual utilizado por paramédicos em ambulâncias, mas com controles similares a de um respirador mecânico tradicional. Estavam envolvidas no desenvolvimento organizações como a Força Aérea Israelense, Microsoft, Israeli Aerospace Industries, Microsoft, FIRST Israel, Centro Médico Tel Aviv Sourasky dentre outros.

Um ponto importante do projeto é que ele só utiliza tecnologia opensource, com um número pequeno de peças, sendo elas de fácil aquisição ou que podem ser fabricadas rapidamente por impressoras 3D, tornando o produto mais acessível em países menos desenvolvidos.

O coordenador do projeto afirma que o “AmboVent” custa entre $ 500 e $ 800, um valor bem inferior a um ventilador mecânico tradicional, que não sai por menos de $ 6  mil, sendo no momento muito difícil achar um disponível no mercado por menos de $ 30 mil.

Eitan Eliram afirma que ainda vai demorar algumas semanas para o projeto estar 100% completo e testado e que já estão acontecendo testes com pacientes em um hospital de Jerusalém. “Esse projeto não é de Israel, é de toda uma comunidade trabalhando em conjunto para dar saúde para o planeta”, finalizou.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site