Equipe médica pode controlar cada paciente separadamente
A fabricante irlandesa de empilhadeira Combilift projetou um dispositivo separador exclusivo que pode ventilar duas pessoas e ao mesmo tempo permitir que a equipe médica controle cada paciente separadamente.
Localizada em Monaghan, na Irlanda, a empresa, que emprega mais de 600 pessoas, trabalhou com a agência de saúde do país para criar o Combi-Ventilate nas últimas cinco semanas.
O equipamento, também chamado de ventilador pulmonar, ajuda o paciente quando há algum problema no sistema respiratório.
No caso de quadros graves de covid-19, os pulmões se enchem de fluido e resta uma superfície menor para realizar a troca de oxigênio. Isso significa que os pacientes precisam fazer mais esforço para respirar, e o ventilador ajuda nesse trabalho.
Com o Combi-Ventilate, cada usuário dispõe de uma tela que permite à equipe médica monitorar suas informações vitais, e as válvulas de controle de fluxo ajustáveis fazem com que os médicos possam controlar eletronicamente cada paciente.
Atualmente, o dispositivo está sendo submetido a exames laboratoriais. O CEO e cofundador da Combilift, Martin McVicar, disse que não se trata de um empreendimento comercial e espera que o dispositivo ajude a atender e amenizar a escassez global de ventiladores, principalmente em países em desenvolvimento.
McVicar também afirmou que o dispositivo pode ser fabricado rapidamente e, sem dúvida, salvará vidas nesta pandemia.