É o que garante o presidente do conselho científico do país
Embora registre mais de 29 mil óbitos em decorrência da covid-19, a França demonstra estar superando a doença. Pois é o que aponta autoridade da saúde local. Enquanto que governantes de outras regiões debatem sobre lockdown, o país europeu avisou nesta sexta-feira, 5 de junho, que o novo coronavírus está “sob controle”.
Leia mais: “Empresa estima fabricar 2 bilhões de doses de vacina até 2021”
Presidente do conselho científico, o professor Jean-François Delfraissy foi o responsável por confirmar a boa notícia. De acordo com a agência de notícias AFP, ele pontuou que os números de novos casos apresentaram forte queda em números absolutos ao decorrer das últimas semanas. Permitindo, assim, o otimismo em relação ao combate à pandemia.
“Circula em baixa velocidade”
“O vírus continua circulando em certas regiões, mas circula em baixa velocidade”, garantiu Delfraissy em entrevista à rádio France Inter, demonstrando que a guerra continuará contra a covid-19. “Onde havia quase dezenas de milhares de casos, cerca de 80 mil casos novos diariamente no início de março antes do confinamento, estimamos que estamos agora com em torno de mil casos, mais ou menos”, explicou o presidente do conselho científico da França.
Ao passo que a doença volte a dar sinais de evolução no país, Delfraissy disse que há estratégias de combate bem definidas. “Acima de tudo, temos as ferramentas para detectar novos casos”, comentou. “Temos os testes, temos todo um sistema de isolamento e contato, o que obviamente nos permite evitar a extensão”, prosseguiu o entrevistado.
Vencendo a pandemia
Assim como outras nações europeias, a França demonstra estar superando a crise provocada pelo novo coronavírus. Nesta semana, a vizinha Espanha anunciou que a retomada do turismo começa a ser planejada. Conforme registro de Oeste, o país ibérico já fala em reabertura de suas fronteiras terrestres — sendo que parte é justamente com a França. Anteriormente, Portugal liberou o funcionamento de restaurantes com suas lotações máximas.
MAIS: “A evolução da doença no Brasil e no mundo” — números sobre a covid-19 atualizados diariamente pela equipe da Oeste