Com a meta de imunizar todos os idosos do país até o fim de julho, o governo central japonês pede aos governos locais que elaborem suas próprias maneiras de acelerar as campanhas de vacinação contra a covid-19. O Japão espera que mais governos locais aprendam com aqueles que já implementaram as próprias medidas, reporta a Agência Brasil.
O site oficial do Gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga traz uma lista de projetos para garantir que haja os profissionais de saúde necessários para proceder às imunizações, como ocorre na província de Nara, onde equipes compostas de cerca de cinco médicos em treinamento são enviadas aos locais de vacinação sob a orientação de médicos supervisores.
O Gabinete também está divulgando métodos para agilizar a vacinação, como em Chofu, na região de Tóquio, em que os médicos acomodam os idosos sentados em cadeiras enfileiradas e os vacinam enquanto passam entre eles. Ou como em Soma, na província de Fukushima, onde as autoridades designam dias e horários para a vacina baseados nos distritos. Eles também transportam em ônibus os moradores elegíveis até os centros de vacinação.
Leia também: “Covid-19: empresas privadas e universidades ajudarão na vacinação do Japão”