Covid: vacina da Novavax deve conter aviso de efeitos colaterais cardíacos

União Europeia fez o alerta de que o imunizante pode causar condições inflamatórias do coração
-Publicidade-
A miocardite e a pericardite foram identificadas anteriormente como efeitos colaterais raros, principalmente observados em homens jovens
A miocardite e a pericardite foram identificadas anteriormente como efeitos colaterais raros, principalmente observados em homens jovens | Foto: Divulgação

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) está advertindo que a vacina da Novavax, contra a covid-19, pode causar condições inflamatórias do coração. Por isso, o órgão está recomendando que o imunizante apresente essa informação aos pacientes. A farmacêutica ainda não se pronunciou.

“As condições de miocardite e pericardite devem ser listadas como novos efeitos colaterais nas informações do produto”, informou a EMA, na quarta-feira 3. O órgão também solicitou que a farmacêutica norte-americana Nuvaxovid disponibilize dados adicionais sobre o risco desses efeitos.

No mês passado, a EMA identificou reações alérgicas graves como potenciais efeitos colaterais da vacina, com base em um pequeno número de casos relatados.

-Publicidade-

No início de junho, a FDA (a Anvisa dos EUA) já havia sinalizado um risco de inflamação cardíaca da vacina.

A miocardite e a pericardite foram identificadas anteriormente como efeitos colaterais raros, principalmente observados em homens jovens.

A farmacêutica lançou a vacina apostando em uma tecnologia usada há décadas para combater doenças como hepatite B, em contraponto às vacinas da Pfizer e da Moderna — que se baseiam em tecnologia de RNA.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, desde o lançamento, em dezembro, apenas 250 mil doses da Novavax foram aplicadas na Europa.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. E aqui na República da banana, dominada por um judiciário militante, as ações ditatoriais de governadores e do próprio judiciário, praticamente obriga boa parte da população a se sujeitar a esse experimento nefasto sem um possível questionamento ou até mesmo a recusa. Vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.