A imunização de crianças começou no sábado 18 em Portugal. A intenção do país, que já tem quase 90% da população adulta totalmente vacinada, é proteger os menores do avanço do novo coronavírus. Eles fazem parte dos habitantes mais expostos à covid-19, afirmou o primeiro-ministro, António Costa.
Mais de 9% das crianças entre 5 e 11 anos foram inscritas para receber a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer nesse final de semana. O governo lusitano estima que as segundas doses sejam administradas entre 5 de fevereiro e 13 de março de 2022.
Quem tiver algum tipo de comorbilidade dentro dessa faixa etária terá prioridade no momento de ser vacinado.
Avanço da vacinação
De acordo com Our World in Data, Portugal é o segundo país com mais vacinados do mundo, ficando atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos.
Para continuar neste patamar, a vacinação em adultos está avançando. Foram aplicados mais de 2,2 milhões de doses de reforço em idosos com idade entre 65 e 79 anos e com mais de 80 anos, informou a ministra da Saúde, Marta Temido, na sexta-feira 17.
Extremamente lamentável o que estão fazendo com nossas crianças pelo mundo. Isso irá custar muito caro para nossas gerações futuras.