A estátua do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, completa 91 anos nesta quarta-feira, 12. O monumento é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e um dos principais cartões-postais do Brasil.
Localizado no alto do Corcovado, na capital fluminense, o Cristo Redentor recebe turistas desde que foi inaugurado. Na lista de visitantes, celebridades como o papa João Paulo II, Dalai Lama, princesa Diana, príncipe Charles e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
De acordo com a CNN, quase 2 milhões de turistas visitam o monumento todos os anos, somando brasileiros e estrangeiros. O movimento gera o impacto econômico de R$ 1,4 bilhão anualmente, sendo cerca de R$ 190 mil em tributos com a arrecadação.
As dimensões do Cristo Redentor
O projeto começou a ser idealizado em 1959. Pierre Marie Boss, padre francês que atuava como capelão na Igreja do Colégio da Imaculada da Conceição, em Botafogo, teve a ideia de construir uma estátua cristã enquanto observava o Morro do Corcovado da janela.
Porém, o projeto começou apenas em 1921. O Círculo Católico deu início à obra em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil, comemorado no ano seguinte. Em 1931, ocorreu a inauguração do monumento. Além do Corcovado, também foi estudada a possibilidade de colocar a estátua no Morro de Santo Antônio ou no Pão de Açúcar.
A estrutura foi calculada para resistir a ventos de até 250 quilômetros por hora — média quatro vezes maior do que a registrada na época da construção. Desse modo, a estátua é capaz de aguentar um furacão de categoria cinco, como o Katrina, que atingiu os Estados Unidos, em 2005.
O monumento, de 38 metros de altura, é equivalente a um prédio de 13 andares. Cada braço do Cristo Redentor tem uma área de 88 metros quadrados. A cabeça pesa 30 toneladas e o pé mede 1,35 metro — um par de sandálias para a estátua teria de ser do tamanho 530.
“O projeto começou a ser idealizado em 1959.” Chamem o Revisor! Rápido! Que é dele?